Conta Zap | A conta digital que facilita 100% via WhatsApp® ×
Como funciona Serviços Parcerias Blog Contato Manda um Zap:
+55 (11) 4502-4494
Abra sua conta
05 Fevereiro, 2021 por Ricardo Hoffmann Os 4 passos para diminuir gastos supérfluos

Quem quiser estar no controle da sua vida financeira precisa aprender a controlar os gastos supérfluos. Mas será que você sabe exatamente como fazer isso?

Todos nós, com certeza, já ouvimos falar em gastos supérfluos. Mas você sabe o que isso quer dizer? Essa palavrinha difícil de falar, na verdade, tem um significado bastante simples. Os gastos supérfluos são aqueles que não são essenciais para o nosso dia a dia, ou seja, podem ser eliminados ou diminuídos. 

Por exemplo: todos os dias você precisa ir até o trabalho, e para isso irá gastar uma certa quantidade de dinheiro, este é um gasto essencial. Você pode escolher ir de ônibus ou chamar um motorista de aplicativo, quase sempre a segunda opção será a mais cara. A diferença de preço da passagem do ônibus e da viagem feita por aplicativo é um gasto supérfluo.

Estes gastos a mais costumam estar associados a certos confortos que temos no nosso dia a dia. Abrir mão deles pode exigir uma boa dose de determinação. Mas garantimos que vale a pena. Acompanhe as nossas dicas:

1 – O lazer não precisa ser caro

Ter bons momentos de lazer é indispensável para qualquer pessoa, mais do que isso, é um direito de todos. Mas ao mesmo tempo é fácil perder o controle dos gastos nestes momentos. Uma boa dica é procurar opções de lazer gratuitas ou de menor custo.

Uma caminhada na praia em uma tarde de calor, uma sessão de cinema no conforto do sofá de casa, ou uma reunião com os amigos para jogar conversa fora. Todos estes são  excelentes exemplos de alternativas de lazer que tem um custo praticamente zero.

2 – Chega de desperdícios!

Essa é uma das dicas mais fundamentais. Não existe gasto mais desnecessário que o desperdício.

A água daquele banho demorado é, literalmente, dinheiro indo pelo ralo abaixo. E mais do que isso, a luz do corredor que fica ligada de madrugada, a televisão que fica ligada na tomada mesmo quando ninguém está usando, a tela do computador que fica ligada durante o almoço… todos estes hábitos podem gerar custos altos que poderiam facilmente ser evitados.

Também é uma boa dica pesquisar pelos produtos que têm uma maior eficiência energética na próxima vez que for comprar um eletrodoméstico. Ah, não se esqueça de substituir as lâmpadas convencionais pelas de Led, elas têm uma vida útil maior e são muito mais econômicas

Seguindo essas orientações simples você economiza dinheiro e ainda faz a sua parte para um mundo mais sustentável.

3 – Fuja de taxas e preços abusivos

Você já parou para pensar na quantidade de dinheiro que gastamos apenas no pagamento de taxas, multas e anuidades ao usar serviços bancários? É taxa para sacar dinheiro no caixa eletrônico, taxa para fazer transferência entre bancos diferentes, taxa para abertura de conta…

E quando não se cobra taxa, se cobra anuidade. Mesmo que a sua conta bancária esteja a meses sem nenhuma movimentação financeira. Será que a solução então seria encerrar a conta? Provavelmente não, é possível que uma multa seja cobrada.

O custo de cada uma destas taxas pode até ser pequeno, mas é como diz o ditado: é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Para evitar todas estas cobranças, opte por um serviço financeiro que seja livre de taxas de abertura de conta, multas ou anuidades. Um bom exemplo é a Conta Zap, através dela você consegue fazer transferências, pagamentos e recargas de celular usando apenas o WhatsApp e com o máximo de segurança. Para abrir a sua conta é só mandar uma mensagem: zapconta.co/contazap

4- Pense duas vezes antes de fazer uma compra de alto valor

Será que precisamos mesmo trocar de celular a cada seis meses? E aquela peça de roupa de uma marca famosa, será que não existe outro produto de igual qualidade por um preço menor?

Comprar por impulso, sem o devido planejamento, é uma mão na roda de quem busca eliminar gastos desnecessários. Repense os seus hábitos de consumo e veja se não é possível diminuir a quantidade de dinheiro gasto com bens de consumo. 

Além de evitar comprar produtos que foram lançados no mercado recentemente, também é uma boa ideia conhecer e valorizar o comércio da sua cidade ou bairro. Brechós e pequenas lojas familiares costumam oferecer produtos de alta qualidade e por um preço mais em conta.

Curtiu nossas dicas? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Aqui no Blog da Conta Zap estamos sempre publicando dicas sobre como cuidar melhor do seu dinheiro. Fique de olho!

Fique por dentro!

Cadastre o seu melhor e-mail e receba novidades